Sobre o projeto

“E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.”

                                                                  (Vinícius de Moraes)

Um amor de projeto…

Nós, da equipe de Português e Literaturas do Colégio Pedro II, acreditamos que o objetivo fundamental das aulas de Língua Portuguesa é desenvolver a competência comunicativa do estudante, aprimorando sua capacidade de escuta/fala e leitura/escrita nos mais diversos gêneros textuais que circulam socialmente e fazem parte de nosso acervo cultural, literários ou não literários.

Para tanto, elegemos como unidade de trabalho/ensino o texto: do texto partimos e a ele voltamos, é nosso ponto de saída e chegada e, nesse percurso, tanto a análise e reflexão sobre as características do gênero textual estudado como as estruturas linguísticas que entram na composição dos textos têm seu lugar de destaque no planejamento de ensino.

O Projeto Fan Fiction surgiu da observação de que muitos adolescentes e jovens são leitores vorazes e também escritores contumazes – apropriam-se de seus personagens favoritos e escrevem sobre eles novas histórias, chamadas fan fiction, ou ficção de fã. A liberdade é tão grande que vale até juntar personagens de livros ou séries diferentes, por exemplo. A escrita de fan fictions é, a nosso ver, uma declaração de amor do fã ao livro ou série de que tanto gosta.

Falando em amor… Nada mais conveniente do que motivar os estudantes a escrever com a proposta da produção de uma fan fiction com base no livro de leitura escolhido para o oitavo ano: Histórias de amor, seleção de contos de autores consagrados, brasileiros e estrangeiros, que tematiza o amor em suas mais variadas vertentes.

Os estudantes tiveram liberdade para misturar personagens de contos diferentes, mudar o final das histórias, criar outra história para os personagens… Em suma, se apropriar dos personagens e deixar a imaginação – e o amor – fluir.

Essa página é o resultado desse trabalho – e não poderíamos deixar de agradecer imensamente à Equipe de Informática Educativa do Campus Realengo II, que tão gentilmente criou esse ambiente virtual e nos auxiliou na elaboração desse projeto. Sem essa ajuda, o projeto não existiria.

Desejamos a todos uma ótima leitura!

Priscila Menezes – professora de Português das turmas 802, 803 e 805.

 

 

 

Anúncios